redes

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

História


A História de Búzios
Por: Buzios Turismo


Se Pedro Alvarez Cabral tivesse aportado na "baía formosa" da costa buziana, teria encontrado índios Tupinambás, um subgrupo da nação dos Tamoios, que viviam da caça e pesca e do cultivo do milho e mandioca. Seus ancestrais, povos nômades, nos visitaram há cerca de 2 mil 500 anos, cálculo feito pelo estudo de alguns sambaquis (restos de cozinha e esqueletos) encontrados na região.
Nessa terra era encontrado em abundância a espécie Caesalpinia echinatta, o ibirapitanga na língua Tupi, o popular pau-brasil, o alvo preferido das incursões européias, tanto dos portugueses que buscavam a valiosa madeira-de-lei desperdiçada como lenha pelos índios, quanto dos franceses, que vieram também por razões de estratégia geográfica.
A briga colonizadora entre franceses e portugueses dizimou os aguerrridos Tupinambás que de herança deixaram nomes como jerivá ou jeribá (palmeira baba-de-boi que dá um coquinho doce ) e que, muitos anos depois, passou a nominar uma praia e seu bairro, mas com a escrita alterada pelo povo buziano para Geribá. E, ainda, tucum ou tucuns (palmeira de cujas folhas se extraem fibras e, de cujas sementes das nozes saem um rico óleo).

HISTÓRIA DA CIDADE

Bob e a atriz na praia do Ossos
A antiga vila de pescadores entrou na rota do jet set internacionaldepois de uma visita da atriz Brigitte Bardot, nos anos 60. Hoje, o balneário é um dos destinos mais charmosos do país
Búzios tem sua origem em uma pequena aldeia que no passado foi povoada por índios, portugueses e piratas franceses. A aldeia também foi ponto de tráfico de escravos negreiros.
Mas foi a passagem da diva francesa, em janeiro de 1964, que colocou o vilarejo na rota do turismo internacional e do glamour. Desde então, suas praias ganharam destaque no mundo e a península foi batizada de "Saint-Tropez brasileira". Há décadas o balneário se sofisticou e ganhou fama por conta do charme de seulifestyle e da agitada vida noturna.
No verão e nos feriados, o burburinho é intenso dia e noite. Já na baixa estação, Búzios é um paraíso perfeito para apreciadores da boa mesa, das artes e da natureza.
Antes de Brigitte
Mick Jagger tocou para adolescentes
O charme e a beleza de Búzios é história antiga. O balneário já era frequentado pela alta sociedade carioca desde os anos 50 – a turma endinheirada chegava atrás dos encantos rústicos e da privacidade da pequena aldeia de pescadores. A viagem era uma aventura, feita por uma precária estrada de terra.
Brigitte chegou à vila em 64 trazida por seu então namorado brasileiro Bob Zagury. Em 76 foi a vez do vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger se esbaldar na aldeia, tocando violão na praia do Canto para os pescadores e um grupo de adolescentes cariocas – entre elas, a atriz Alexia Dechamps e a fotógrafa Olívia Guimarães. Exótico como sempre, Jagger chegou ao balneário em uma limusine, que por pouco não atolou nas ruas de areia da vila.

Arquitetura: estilo único
O charme de Búzios não é garantido somente por sua beleza natural. Espalha-se ainda por sua arquitetura, que segue um estilo único, a começar pela altura das construções - graças a uma lei de 1970, nenhuma pode ultrapassar dois andares.

Casinhas de pescadores influenciaram construções

O estilo, que inclui ainda materiais rústicos e artesanais como a madeira, é observado nas casas de veraneio, nas pousadas e até mesmo no comércio em geral como nos restaurantes. O próprio pórtico de entrada da cidade exibe a marca registrada arquitetônica.
A tradição foi mantida, em parte, pela atuação de dois renomados arquitetos buzianos: Octávio Raja Gabaglia eHélio Pellegrino. Nas obras assinadas pelos artistas – restaurantes Don Juan, Pátio Havana, Boom, Buzin entre outros – imperam as madeiras de demolição, os pés direitos altíssimos e a simplicidade charmosa da vila de pescadores que conquistou o mundo.
Outro belo - e singelo - exemplo da arquitetura local é aigreja de Sant'Ana, no topo de um outeiro na praia dos Ossos.

Há 520 milhões de anos, a colisão da América do Sul com a África gerou um continente chamado Gondwana. Búzios tornou-se parte de uma gigantesca cadeia de montanhas, semelhante à do Himalaia, até que, há 130 milhões de anos, o Gondwana começou a se fragmentar, originando o Oceano Atlântico e separando o Brasil e a África novamente. Toda essa empolgante história, escrita nas rochas, está sendo desvendada pela Geologia.

Mil anos antes dos europeus chegarem, os tupinambás se estabeleciam no litoral, desde a Bahia ao Rio de Janeiro. Adeptos do canibalismo, pescavam, caçavam, domesticavam pequenos animais, cultivavam, principalmente a mandioca, e apreciavam o cauim, bebida fermentada, à base de mandioca, milho e frutas. As cauinagens, por sinal, faziam parte dos festejos mais tradicionais dos tupinambás.

A Praia de Caravelas ganhou este nome porque ali Américo Vespúcio teria aportado, em 1503. Os franceses contrabandeavam pau-brasil, com ajuda dos tupinambás, porque não demonstravam ambição colonial, como os lusitanos. Em 1555, Villegaignon veio fundar a França Antártica, que durou 20 anos, até os portugueses reunirem um exército que, em 1575, derrotou os franceses e massacrou 10 mil índios, dizimando os tupinambás

Agradecimentos a Búzios turismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial

Seguidores

Total de visualizações

Slides

Praias de Búzios

Instagran

Tecnologia do Blogger.

Praias de Búzios


noscript>href="http://slideful.com/v20160516_0918787513179787_pf.htm">View the slide show
noscript>

Sample Text

Ads 468x60px

Social Icons

Featured Posts

Arsip Blog

subscreva-se e receba atualizações deste blog:

Delivered by FeedBurner

Central Blogs

Central Blogs

Apoio

Apoio Construmodular
Construindo de modo avançado e seguro.


Apoio Dr. Genivaldo Oliveira advocacia em  geral
Tel: 21-99221-4798 - em casos de emergência.


Visite a Biblioteca Municipal de Búzios.
Agora com nova estrutura.



Apoio Blog Temporada Búzios 2014.



A Construmodular tem todos os modelos.
Ligue para nós.


No final da tarde é só alegria.
Curtam o verão em Búzios.






Bom! Na cozinha temos que apreciar o rango.


Colocar uma roupa leve.


E descontrair.




Facebook

bem vindos

contador grátis

Popular Posts

Definition List

Ordered List

My Ping in TotalPing.com